O inverno começou no Brasil nesta sexta-feira (20/06), às 23h42, e pode trazer algumas variações climáticas durante o período. Em Goiás, as noites devem ficar um pouco mais longas. Neste inverno, o frio deve se manter rigoroso na região Sul do país, enquanto no Norte, a estiagem e as altas temperaturas devem continuar.
No Centro-Oeste, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o inverno é marcado pelo tempo seco, com baixa umidade e pouca possibilidade de chuva. A dualidade do mês anterior deve permanecer em Goiás, com manhãs frias, com temperaturas que beiram os 10 °C, e tardes quentes, chegando aos 30 °C.
O tempo seco aumenta os riscos à saúde respiratória. Autoridades de saúde recomendam cuidados redobrados, como hidratação constante, uso de soro fisiológico nasal, umidificação dos ambientes e atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Outra prática comum neste período do ano em Goiás são as queimadas. O Corpo de Bombeiros alerta para o risco elevado de incêndios urbanos e rurais durante a estação, reforçando que essa prática é crime ambiental e oferece sérios riscos à saúde e à segurança da população.
O inverno vai até o dia 22 de setembro, quando tem início a primavera. Até lá, a população deve se adaptar ao clima característico da estação e manter hábitos saudáveis para minimizar os efeitos do tempo seco e das mudanças bruscas de temperatura.
