O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, e o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB), assinaram nesta segunda-feira (10/03), na Cidade Administrativa Maguito Vilela, a autorização da parte 1 para a abertura do processo de licitação que permitirá a implantação de um novo Eixo Viário no município.
A obra conectará o novo Distrito Agroindustrial de Aparecida (Dianot) à GO-020, interligando ainda a BR-153 e o Parque Industrial José Alencar, passando pelo Setor Vale das Pombas até a divisa com Bela Vista de Goiás e Senador Canedo (na altura do Posto Barcelona).
A implantação deste novo Eixo Viário abrirá um novo cenário de mobilidade, permitindo que a região leste de Aparecida se desenvolva, ao mesmo tempo em que faz a ligação das cidades da estrada de ferro, na GO-020 à Hidrolândia, sem a necessidade de congestionar a BR-153 no perímetro urbano. O projeto executivo de engenharia está pronto, e o início dos trabalhos ocorrerá em até 45 dias.
Atualmente, a via já existe, porém sem a infraestrutura adequada. A parte asfaltada é de via simples e ainda há um trecho sem asfalto, o que torna a rota inviável para o tráfego. “Com a abertura desta via, acredito que novas perspectivas se abrirão, não apenas no tocante aos empreendimentos que já estão iniciando suas instalações, mas também no suporte ao novo aeroporto que está sendo construído aqui”, afirmou o assessor especial do governo, Euler Morais.
Veja também ▶
Pedro Sales informou que as obras serão realizadas em duas etapas. A primeira etapa, assinada hoje, vai do Parque Industrial José Alencar ao Setor Vale das Pombas e será supervisionada pela Codego, que está construindo o DIANOT. “Estamos assinando a autorização das obras da chamada etapa 1, mas precisamos chegar até a GO-020. Caso contrário, não fará sentido. É isso que vai beneficiar a população de Bela Vista, Goiânia e região”, disse o secretário.

O prefeito Vilela destacou a importância de trabalhar para que a cidade receba esse tipo de investimento, considerando a forte vocação industrial de Aparecida. “É assim que a cidade cresce e gera receita. A retirada do sistema prisional semiaberto e a implantação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot) permitirá a instalação de mais de 200 empresas e a geração de mais de 20 mil empregos diretos”, afirmou o prefeito.
Vilela relembrou que o projeto inicial era para uma pista simples, mas que solicitou ao governador a aprovação para a construção de uma pista dupla. A segunda parte das obras, do Vale das Pombas até a GO-020, exigirá uma parceria com os municípios de Senador Canedo e Bela Vista de Goiás. No entanto, Pedro Sales sinalizou positivamente que isso será viável.