Atualizado em 29/10/2026 às 19:02
A vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais, realizado no último domingo (25/10), recebeu o reconhecimento de 27 dos 30 partidos políticos registrados no Brasil. Segundo levantamento divulgado pela TV Globo e pelo g1, atualizado às 19h desta quinta-feira (29/10), apenas o Novo questionou o processo eleitoral, enquanto o Mobiliza ainda não havia se manifestado publicamente.
Entre as legendas que reconheceram o resultado estão PL (partido de Flávio Bolsonaro), União Brasil, MDB, PSD, PP, Republicanos, PSDB, Solidariedade e Agir. O PT não foi incluído no levantamento por ser o partido do presidente reeleito. O Novo, por sua vez, divulgou posicionamento crítico ao processo eleitoral e às instituições.
🌍 Pelo mundo
No cenário internacional, a reeleição de Lula também provocou manifestações de congratulação de chefes de Estado, de governo e representantes de organizações internacionais. Levantamentos divulgados pela imprensa apontaram mais de 100 manifestações nesse grupo, incluindo lideranças de países como França, China e Rússia, além de representantes de organismos multilaterais.
Entre os líderes que parabenizaram o presidente brasileiro estão Emmanuel Macron, da França, Xi Jinping, da China, e Vladimir Putin, da Rússia. A Organização dos Estados Americanos (OEA) e representantes da União Europeia também se manifestaram sobre o resultado eleitoral.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória de Lula no domingo (25/10), após a conclusão da apuração do segundo turno. O resultado garantiu ao petista a continuidade no comando do Palácio do Planalto por mais quatro anos.
Veja também ▶
