O comparecimento às urnas poderá ser utilizado como prova de vida para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida prevê o cruzamento de informações da Justiça Eleitoral com os dados do instituto e busca facilitar a atualização cadastral, especialmente para a população idosa.
A prova de vida é uma declaração anual utilizada para confirmar que o beneficiário continua vivo e garantir a continuidade do pagamento. O grupo atendido pelo INSS reúne mais de 40 milhões de beneficiários.
Com o cruzamento de dados, o registro do comparecimento às urnas poderá ser considerado pelo INSS na comprovação de vida, evitando que o beneficiário precise realizar um procedimento específico apenas para essa finalidade.
A iniciativa também pretende reduzir filas e deslocamentos, além de estimular a participação dos idosos no processo eleitoral. A votação, porém, será apenas uma das fontes de informação utilizadas pelo INSS para confirmar a situação dos beneficiários.
