Flávio acusa PT e ‘pessoas ligadas à CNBB’ de fake news sobre Nossa Senhora [vídeo]

Confederação reagiu às declarações de forma imediata: "Mentira não se combate com outra mentira", diz nota.

7 min de leitura

Imagem destacada do post: Flávio acusa PT e ‘pessoas ligadas à CNBB’ de fake news sobre Nossa Senhora [vídeo]

Foto: Reprodução

Atualizado em 28/09/2026 às 11:25

O candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), acusou o PT e pessoas, segundo ele, “ligadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)” de disseminarem informações falsas sobre Nossa Senhora Aparecida. A declaração aparece em um trecho de entrevista divulgada neste domingo (27/09) pelo perfil Eixo Político, com imagens do Metrópoles durante passagem do candidato por Goiânia.

Segundo a publicação, o senador mencionou “gente de dentro da CNBB” ao fazer a acusação. A referência foi a pessoas vinculadas à entidade, sem que o conteúdo apresentado identificasse os envolvidos. Veja o vídeo:

Ao negar qualquer proposta nesse sentido, o candidato afirmou que petistas tentavam impulsionar o boato havia dias e teriam conseguido apoio de pessoas da entidade. “Não existia esse movimento para tirar ela de ser padroeira do Brasil. Jamais existiu”, declarou.

A CNBB reagiu às declarações de forma imediata e negou participação na produção ou divulgação de informações falsas relacionadas às eleições. A conferência também refutou vínculos partidários e respondeu: “A Conferência repudia a produção e a utilização de informações falsas, independentemente de sua origem ou de quem possam beneficiar ou prejudicar. […] A mentira não se combate com outra mentira”, disse.

Confira a íntegra da nota da CNBB:

Diante de informações e manifestações que circulam nas redes sociais envolvendo o nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esclarecemos: 

A CNBB não produziu, autorizou ou participou da elaboração ou divulgação de informações falsas relacionadas ao atual processo eleitoral.

A Conferência repudia a produção e a utilização de informações falsas, independentemente de sua origem ou de quem possam beneficiar ou prejudicar.

A CNBB não integra qualquer estrutura político-partidária, de partido ou candidatura. Suas manifestações sobre as eleições decorrem de sua missão pastoral e de princípios públicos expressos em seus documentos, orientados pela dignidade humana, pelo bem comum, pela democracia e pela liberdade de consciência.

Atribuir à CNBB participação em estruturas de produção ou disseminação de desinformação, sem fatos e provas que sustentem tal afirmação, atinge injustamente a instituição e não contribui para a serenidade e a responsabilidade que devem caracterizar o processo eleitoral. A mentira não se combate com outra mentira.

 CNBB reafirma seu compromisso com a verdade, o diálogo e a paz.

Brasília – DF, 27 de setembro de 2026

Assessoria de Comunicação Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB