A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (24/08), o registro do segundo medicamento à base de semaglutida no Brasil para o tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. Com o novo medicamento valor deve cair em torno de 35% do comercializado, no Brasil.
A semaglutida pertence à classe dos agonistas do receptor de GLP-1. A substância ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, além de reduzir o apetite e aumentar a sensação de saciedade. Por esse motivo, medicamentos à base de semaglutida também são utilizados no tratamento da obesidade, conforme a indicação aprovada para cada produto.
A semaglutida é o princípio ativo presente em medicamentos conhecidos como Ozempic e Wegovy, utilizados, respectivamente, no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, de acordo com suas indicações.
O novo medicamento genérico é produzido pela farmacêutica EMS e, por se tratar de um genérico, não terá nome comercial. Já o medicamento similar foi registrado pelo laboratório Germed e será comercializado com o nome Semaclique.
Segundo a Anvisa, os dois medicamentos poderão ser utilizados como substitutos do Ozivy, que foi o produto de referência adotado no processo de registro. Isso significa que os produtos foram considerados intercambiáveis com o medicamento de referência, conforme as regras sanitárias aplicáveis.
Os medicamentos poderão ser comercializados nas seguintes apresentações:
- Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL, em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável, com 1,5 mL de solução, uma caneta e seis agulhas;
- Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL, com 3 mL de solução, duas canetas e dez agulhas;
- Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL, com 1,5 mL de solução, uma caneta e quatro agulhas;
- Solução injetável de semaglutida 1,34 mg/mL, com 3 mL de solução, duas canetas e oito agulhas.
🖊️ Como serão as canetas?
Os medicamentos serão comercializados em forma de solução injetável, acondicionada em canetas preenchidas para aplicação semanal. As apresentações aprovadas possuem diferentes volumes de solução, além de quantidades distintas de canetas e agulhas.
Antes e durante o tratamento, as canetas devem ser armazenadas sob refrigeração, entre 2 °C e 8 °C, conforme as orientações de conservação estabelecidas pelo fabricante.
Assim como os demais medicamentos da classe dos agonistas do receptor de GLP-1, a semaglutida está sujeita à prescrição médica, com retenção da receita em duas vias.
