O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (10/07), que, se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está preocupado com a China, “pode começar a se preocupar com o Brasil”. A declaração foi feita durante uma reunião no Palácio do Planalto sobre o potencial brasileiro na área de terras raras e minerais críticos.
Ao comentar o desenvolvimento tecnológico do país, Lula defendeu que o Brasil deixe de atuar apenas como exportador de matéria-prima e avance na produção de tecnologia e de produtos com maior valor agregado.
O presidente também anunciou a criação de um conselho voltado ao desenvolvimento tecnológico do setor e destacou a necessidade de ampliar os investimentos em laboratórios, institutos de pesquisa e incentivos fiscais para fortalecer a inovação nacional.
Segundo Lula, o país ainda precisa de uma política pública mais robusta para explorar o potencial dos minerais estratégicos e reduzir a dependência tecnológica do exterior. Nesse contexto, voltou a afirmar que o Brasil tem condições de desenvolver tecnologias em nível competitivo no cenário internacional.
📹 Divulgação (X)
