Goiás declara emergência em saúde por síndromes respiratórias e faz alerta

Autoridades de saúde apontam que a circulação de vírus respiratórios segue intensa, com destaque para variantes da influenza, incluindo o chamado vírus K.

5 min de leitura

Imagem destacada do post: Goiás declara emergência em saúde por síndromes respiratórias e faz alerta

Foto: Iron Braz

O cenário da saúde em Goiás acende um sinal de alerta diante do avanço da Síndrome Respiratória Aguda Grave, a SRAG, que já provocou a morte de cerca de 120 pessoas apenas nos primeiros quatro meses deste ano, levando o Estado a decretar situação de emergência para conter o aumento dos casos.

Autoridades de saúde apontam que a circulação de vírus respiratórios segue intensa, com destaque para variantes da influenza, incluindo o chamado vírus K (supergripe), considerado mais transmissível, o que pode ampliar ainda mais a pressão sobre o sistema de saúde, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Especialistas reforçam que a principal forma de proteção é a vacinação, já disponível nas unidades de saúde, e destacam que o imunizante atualizado é eficaz contra essa variante, reduzindo o risco de casos graves, internações e mortes.

A orientação é clara, a população deve procurar os postos de saúde e manter o esquema vacinal em dia, como medida essencial para frear o avanço da doença no Estado.

Captura de tela 2026 04 21 090937
Painel atualizado às 7h, de 21/04/2026 pela SES-GO. – Foto: Reprodução