Outono começa e transição ao período seco será gradual

Primeiros dias da estação ainda devem manter as condições típicas do verão: calor, alta umidade e pancadas de chuva.

3 min de leitura

Imagem destacada do post: Outono começa e transição ao período seco será gradual

Foto: @goianiapulsa (ig)

O outono começou oficialmente nesta sexta-feira (20/03), às 11h45 (horário de Brasília), e marca a transição entre o verão chuvoso e o período seco no Centro-Oeste brasileiro. Em Goiás, a nova estação chega após semanas de chuvas intensas, que elevaram os níveis de rios, provocaram transtornos urbanos e deixaram a população em alerta.

De acordo com previsões de institutos meteorológicos, os primeiros dias do outono ainda devem manter características típicas do verão, com calor, alta umidade e ocorrência de pancadas de chuva, principalmente no período da tarde e da noite. Ou seja, a mudança de estação não significa uma interrupção imediata das precipitações, já que no país tropical, as estações não são bem definidas.

A tendência, no entanto, é de redução gradual das chuvas ao longo das próximas semanas. Durante o mês de abril, os volumes começam a diminuir e as precipitações passam a ocorrer de forma mais irregular. Já em maio, o cenário muda de forma mais evidente, com o início do período seco, característico da região Centro-Oeste.

Outro ponto de atenção é a temperatura. Mesmo com a chegada do outono, os termômetros devem seguir elevados em Goiás, com dias quentes predominando, especialmente durante março e abril. As primeiras quedas mais significativas de temperatura costumam ocorrer apenas a partir da entrada de massas de ar frio no fim da estação.

Especialistas apontam que o outono deste ano deve seguir um padrão típico de transição climática, início ainda instável, seguido por redução das chuvas e aumento dos períodos de tempo seco. A combinação de calor e diminuição da umidade também acende o alerta para problemas comuns nesta época do ano, como queimadas e baixa qualidade do ar.