Comurg inicia substituição do mogno histórico na Rua 20, no Centro de Goiânia

A operação deve seguir até domingo (08/03).

2 min de leitura

Imagem destacada do post: Comurg inicia substituição do mogno histórico na Rua 20, no Centro de Goiânia

Foto: Divulgação

Atualizado em 08/03/2026 às 09:02

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) iniciou neste sábado (07/03) a substituição de um mogno localizado em frente à Casa da Memória, na Rua 20, no Centro da capital. A operação deve seguir até domingo (08/03), podendo ser estendida caso necessário.

A retirada da árvore foi autorizada com base em pareceres técnicos da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que apontaram comprometimento estrutural e risco iminente de queda do exemplar, plantado em 1958.

A ação mobiliza cerca de 50 profissionais da Comurg e conta com apoio da Justiça Federal, da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) e da concessionária de energia. Durante o trabalho, a Rua 20 será temporariamente interditada, com desvio do trânsito para a Rua 14.

Como compensação ambiental, serão plantadas 50 mudas de espécies nativas do Cerrado em áreas da capital. Parte do tronco será destinada à UFG, à Justiça Federal, à família do imigrante polonês Boleslaw Daroszewski, responsável pela doação da árvore, e à marcenaria da Comurg para possível produção de mobiliário público.

Segundo a Comurg, a medida visa garantir a segurança da população e preservar o patrimônio histórico da região Central de Goiânia, seguindo rigorosamente as determinações técnicas dos órgãos ambientais.