Lula é homenageado na Sapucaí em desfile que teve ‘Bozo na cadeia’; veja trechos

Sob olhares atentos da Justiça Eleitoral, presidente foi samba-enredo da escola Acadêmicos de Niterói, que abriu o carnaval na Sapucaí, no Rio de Janeiro.

14 min de leitura

Imagem destacada do post: Lula é homenageado na Sapucaí em desfile que teve ‘Bozo na cadeia’; veja trechos

Na imagem, o último carro alegórico da Acadêmicos de Niterói, com uma estátua gigante de Lula. – Foto: Reprodução

O carnaval na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, começou neste domingo (15/02), com uma grande tensão na avenida. A primeira escola a desfilar foi a Acadêmicos de Niterói que trouxe como samba-enredo a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em pleno ano eleitoral [veja vídeo com trechos abaixo]. A escola, que estreia no grupo especial, foi denunciada à Justiça Eleitoral por configuração de campanha eleitoral antecipada. O presidente não desfilou, mas acompanhou o desfile do sambódromo.

O carro abre-alas fez uma rápida volta ao tempo na passada de faixa presidencial desde 2002, com personagens representando o homenageado, e os ex-presidentes, Dilma Rousseff, Michel Temer e ironizando, colocaram um palhaço que subentende-se ser Bolsonaro, recebendo a faixa ao lado de membros que fazem “flexão”.

Os alto-falantes da Marquês de Sapucaí entoaram “Ole Ole Ole Olá, Lula,Lula”, o mesmo jingle utilizado pelo presidente desde 1989 e o samba também fala sobre sonho, fome e traz um personagem marcante da ditadura militar: Rubens Paiva. [Veja o samba-enredo completo ao final da matéria]. A história também contou desde sa saída da família do presidente do Nordeste ao trabalho como metalúrgico.

Apesar de um pequeno problema na entrada de um carro alegórico, a escola conseguiu cumprir o desfile no tempo estipulado. A primeira-dama Janja que desfilaria em um carro desistiu de ultima hora e acompanhou o desfile ao lado do presidente.

Sem anistia

Ao final do desfile, parte do público entoou em coro a frase “Sem anistia”. O grito ecoou nas arquibancadas após a apresentação da escola que levou para a avenida referências políticas e episódios recentes da história do país. O coro faz referência ao debate nacional sobre responsabilização de envolvidos em atos antidemocráticos.

Problemas com a justiça

Parlamentares de partidos de oposição ao PT protocolaram ações na Justiça para barrar o desfile da escola. As denúncias foram feitas ao Ministério Público, à Justiça Eleitoral e Federal. Entretanto, a escola seguiu com o direito de desfilar em decisão unânime do Supremo Tribunal Eleitoral (STE) que negou o pedido. As representações afirmavam que o samba-enredo sobre Lula “ultrapassa o caráter cultural e configura peça de promoção política, equivalente a um pedido de voto na eleição vindoura”.

A ministra Cármen Lúcia alertou que em ano eleitoral, a justiça seguirá vigilante para que nenhum direito seja descumprido a fim de favorecer Lula. “Todos os indicativos são de que é um ambiente muito propício a que haja excessos, abusos e ilícitos. A festa popular do Carnaval não pode ser fresta para abusos eleitorais de ninguém. Há um risco muito concreto, plausível, de que venha a acontecer algum
ilícito, que será objeto da atuação desta Justiça Eleitoral, que está acionada”, disse a presidente da corte.

Veja a letra completa do samba-enredo:

Composição: Teresa Cristina / André Diniz / Paulo César Feital / Fred Camacho / Junior Fionda / Arlindinho / Lequinho / Thiago Oliveira / Tem-Tem Jr.

Quanto custa a fome? Quanto importa a vida
Nosso sobrenome é Brasil da Silva
Vale uma nação, vale um grande enredo
Em Niterói, o amor venceu o medo
Vale uma nação, vale um grande enredo
Em Niterói, o amor venceu o medo
Olê, olê, olê, olá
Vai passar nessa avenida mais um samba popular
Olê, olê, olê, olá
Lula, Lula
Eu vi brilhar a estrela de um país
No choro de Luiz, a luz de Garanhuns
Lugar onde a pobreza e o pranto
Se dividem para tantos
E a riqueza multiplica para alguns
Me via nos olhares dos meus filhos
Assombrados e vazios
Com o peito em pedaços
Parti atrás do amor e dos meus sonhos
Peguei os meus meninos pelos braços
Brilhou um Sol da pátria incessante
Pro destino retirante
Te levei, Luiz Inácio
Por ironia, treze noites, treze dias
Me guiou Santa Luzia, São José alumiou
Da esquerda de Deus Pai, da luta sindical
À liderança mundial

Vi a esperança crescer
E o povo seguir sua voz
Revolucionário é saber
Escolher os seus heróis
Zuzu Angel, Henfil, Vladimir
Que pagaram o preço da raiva
Nós ainda estamos aqui
No Brasil de Rubens Paiva
Lute pra vencer
Aceite se perder
Se o ideal valer
Nunca desista
Não é digno fugir
Nem tão pouco permitir
Leiloarem isso aqui
A prazo, à vista
É, tem filho de pobre virando doutor
Comida na mesa do trabalhador
A fome tem pressa, Betinho dizia
É, teu legado é o espelho das minhas lições
Sem temer tarifas e sanções
Assim que se firma a soberania
Sem mitos falsos, sem anistia
Quanto custa a fome? Quanto importa a vida
Nosso sobrenome é Brasil da Silva
Vale uma nação, vale um grande enredo
Em Niterói, o amor venceu o medo
Vale uma nação, vale um grande enredo
Em Niterói, o amor venceu o medo
Olê, olê, olê, olá
Vai passar nessa avenida mais um samba popular
Olê, olê, olê, olá
Lula, Lula
Eu vi brilhar a estrela de um país
No choro de Luiz, a luz de Garanhuns
Lugar onde a pobreza e o pranto
Se dividem para tantos
E a riqueza multiplica para alguns
Me via nos olhares dos meus filhos
Assombrados e vazios
Com o peito em pedaços
Parti atrás do amor e dos meus sonhos
Peguei os meus meninos pelos braços
Brilhou um Sol da pátria incessante
Pro destino retirante
Te levei, Luiz Inácio
Por ironia, treze noites, treze dias
Me guiou Santa Luzia, São José alumiou
Da esquerda de Deus Pai, da luta sindical
À liderança mundial
Vi a esperança crescer
E o povo seguir sua voz
Revolucionário é saber
Escolher os seus heróis
Zuzu Angel, Henfil, Vladimir
Que pagaram o preço da raiva
Nós ainda estamos aqui
No Brasil de Rubens Paiva
Lute pra vencer
Aceite se perder
Se o ideal valer
Nunca desista
Não é digno fugir
Nem tampouco permitir
Leiloarem isso aqui
A prazo, à vista
É, tem filho de pobre virando doutor
Comida na mesa do trabalhador
A fome tem pressa, Betinho dizia
É, teu legado é o espelho das minhas lições
Sem temer tarifas e sanções
Assim que se firma a soberania
Sem mitos falsos, sem anistia
Quanto custa a fome? Quanto importa a vida
Nosso sobrenome é Brasil da Silva
Vale uma nação, vale um grande enredo
Em Niterói, o amor venceu o medo
Vale uma nação, vale um grande enredo
Em Niterói, o amor venceu o medo
Olê, olê, olê, olá
Vai passar nessa avenida mais um samba popular
Olê, olê, olê, olá
Lula, Lula
Olê, olê, olê, olá
Vai passar nessa avenida mais um samba popular
Olê, olê, olê, olá
Lula, Lula
Olê, olê, olê, olá
Lula, Lula
Olê, olê, olê, olá
Lula, Lula