PGE terá 220 cargos preenchidos até início de 2026, anuncia Caiado

Caiado diz que garantir a estrutura da PGE completa é um gesto de gratidão aos serviços prestados pelo “melhor e mais competente escritório de advocacia".

3 min de leitura

Imagem destacada do post: PGE terá 220 cargos preenchidos até início de 2026, anuncia Caiado

Foto: Adalberto Ruchelle e Walter Folador

O governador Ronaldo Caiado confirmou, nesta segunda-feira (1°/12), que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) terá todos os 220 cargos previstos em lei devidamente preenchidos até o início do ano que vem.

O anúncio foi feito no Palácio das Esmeraldas, durante jantar de confraternização pelo Dia do Procurador, celebrado em 11 de novembro.

Caiado disse que garantir a estrutura da PGE completa e em pleno funcionamento é um gesto de gratidão aos serviços prestados pelo “melhor e mais competente escritório de advocacia”. Ele lembrou dos avanços conquistados por sua gestão nos últimos sete anos, e que o órgão é “parte relevante da revolução feita” nas mais variadas áreas, como saúde, educação, social, segurança pública e transparência.

Até 2018, o órgão tinha somente 140 procuradores e um hiato de concursos públicos que já durava oito anos. Atualmente, a PGE conta com 211 profissionais em atuação. Somente em 2025, 24 procuradores foram empossados, por meio do 15º concurso para procurador do Estado substituto.

Além da adesão dos novos servidores, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, destacou as mudanças físicas realizadas pelo atual governo. Segundo Gracinha, o órgão é peça fundamental do Estado, por orientar e defender juridicamente, mas vai além.

“Temos uma sede moderna e preparada para os desafios do presente e do futuro. Mais que os processos, pareceres e prazos, existe uma equipe humana, dedicada, íntegra, que faz a procuradoria se manter sólida e respeitada”, concluiu a primeira-dama.

Entre as vitórias lideradas pela PGE-GO que contribuíram com a saúde dos cofres do Tesouro estão:

  • Ações rescisórias sobre os programas Fomentar e Produzir, que salvaram R$ 4 bilhões;
  • Implementação do Quita Goiás, programa que facilita a regularização de dívidas e a recuperação de crédito para o Estado.

O procurador-geral do Estado, Rafael Arruda Oliveira, afirmou que a entidade saiu do caos para ter uma estrutura digna. “Governantes mudam a história. E quando uma liderança política reconhece o valor das instituições, e fortalece a PGE, permite que o Estado se mova com segurança e legitimidade”, pontuou.

Procuradoria-Geral do Estado - Governo de Goiás