A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados determinou a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) na tarde desta quinta-feira (18/12). A decisão foi assinada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A perda dos mandatos dos deputados do PL deve ser publicada no Diário Oficial ainda nesta quinta-feira. Eduardo perdeu o mandato em razão do excesso de faltas nas sessões. Antes da decisão, ele foi comunicado sobre as ausências e solicitado a retornar. O deputado deixou o Brasil em fevereiro e atingiu o número máximo de faltas sem justificativa no início de dezembro.
Já Ramagem perdeu o mandato devido à fuga do Brasil após a condenação a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão pelos crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, no âmbito da condenação do núcleo central da trama golpista. Até o momento, eles não se manifestaram.
