Patrimônio goiano, Museu Ferroviário de Pires do Rio é reinaugurado após reforma

O espaço histórico, símbolo da memória ferroviária goiana, foi modernizado e ganha nova proposta expográfica.

2 min de leitura

Imagem destacada do post: Patrimônio goiano, Museu Ferroviário de Pires do Rio é reinaugurado após reforma

Foto: Secult-GO

A Secretaria da Cultura de Goiás (Secult) entrega, na quinta-feira (30/11), às 9h, a reforma do Museu Ferroviário de Pires do Rio. O espaço histórico, símbolo da memória ferroviária goiana, foi modernizado e ganha nova proposta expográfica, além da inauguração do Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio.

Com investimento de R$ 700 mil, as obras incluíram recuperação do telhado e piso, revisão elétrica e lógica, pintura, climatização, acessibilidade e modernização do mobiliário. A praça externa também foi revitalizada, com melhorias na iluminação e paisagismo.

A nova expografia aposta em recursos interativos, audiovisuais e acessíveis, com painéis em texto, áudio e Libras, para oferecer uma experiência imersiva. O espaço mantém o charme das antigas estações, agora com elementos contemporâneos, como um painel em grafite da artista Thainá Gunger e um vídeo institucional narrado por inteligência artificial.

O antigo auditório foi transformado em sala de cinema pública, o Cine Ferroviário, que exibirá filmes gratuitos quinzenalmente e poderá ser usado pela comunidade para eventos e atividades culturais.

Localizado no centro de Pires do Rio, a 145 km de Goiânia, o museu preserva um acervo com locomotivas, instrumentos ferroviários e objetos pessoais de antigos trabalhadores da Estrada de Ferro Goyaz, reforçando seu papel como espaço de memória, educação patrimonial e convivência cultural.