A Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro promove, no dia 25 de setembro, o Mutirão das Fiandeiras, um evento cultural que busca valorizar e preservar as tradições do município. A ação será realizada na Praça Central, com início às 8h da manhã, e contará com uma programação especial ao longo do dia.
A abertura do mutirão será marcada por um café da manhã coletivo, oferecido aos participantes e visitantes, como forma de recepção acolhedora e de estímulo à convivência comunitária. Ao longo do dia, fiandeiras locais se reunirão para demonstrar e compartilhar suas técnicas de fiação artesanal, compartilhando os saberes e o fortalecimento da cultura popular.
O evento tem como principal objetivo o resgate e valorização do patrimônio imaterial, especialmente os saberes relacionados à fiação manual, atividade que já foi parte essencial da rotina de muitas famílias da região. A iniciativa também visa incentivar as novas gerações a conhecerem e se interessarem por essas práticas tradicionais.
Além das atividades culturais e demonstrações artesanais, serão oferecidos almoço e lanche para todos os participantes. O Mutirão das Fiandeiras é uma oportunidade única para reviver histórias, preservar memórias e celebrar a identidade cultural de São Miguel do Passa Quatro. A prefeitura convida à população para participar e prestigiar este momento especial de reencontro com as raízes do município.
