Energia elétrica entra na bandeira vermelha 2 e fica mais cara a partir de agosto

Medida foi tomada pela Aneel diante da escassez de chuvas e do uso de termelétricas e começa a valer em 1º de agosto.

2 min de leitura

Imagem destacada do post: Energia elétrica entra na bandeira vermelha 2 e fica mais cara a partir de agosto

Fábio Rodrigues/EBC

Os goianos podem preparar o bolso, isso porque a conta de luz elétrica vai ficar mais cara a partir de 1º de agosto, como anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Será adicionada às contas a bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do sistema cobrada do consumidor.

A partir de agosto a cobrança extra passa a ser de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. Um dos motivos deste aumento é a falta de chuva e a previsão de escassez nos próximos meses.

De acordo com a Aneel, o aumento foi necessário devido a baixa histórica nos reservatórios de água em vários estados do país. Desse modo, as empresas elétricas têm que acionar usinas termelétricas que têm custo de operação mais cara.

“O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, informou a agência.

Em Goiás, desde dezembro de 2024 o sistema estava na bandeira tarifária verde, sem cobrança de taxas adicionais. Em maio deste ano, a bandeira amarela foi acrescentada às contas. Em junho e julho os consumidores pagaram bandeira vermelha patamar 1 e a partir de agosto, será cobrada bandeira vermelha patamar 2.