Um novo surto de gripe aviária foi confirmado no Brasil. Vários estados têm casos confirmados e outros com suspeitas em investigação. Embora Goiás ainda não tenha registros da doença, o estado já está intensificando as ações de vigilância sanitária para se manter livre do vírus.
O governo estadual decretou situação de emergência sanitária no último sábado (17/05), por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Com isso, haverá reforço nas ações de controle pelos próximos 180 dias, conforme nota técnica do Governo Federal.
Vale lembrar que Goiás é o quarto maior produtor de aves do Brasil. Em 2023, o estado também decretou emergência sanitária devido à presença da gripe aviária em outras regiões do país. Os órgãos de saúde estão em alerta, especialmente nas cidades de Itaberaí e Rio Verde, que concentram grande número de aves.
Segundo nota técnica divulgada nesta semana, foram identificados focos do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), subtipo H5N1, em aves silvestres e, mais recentemente, em criadouros comerciais nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Técnicos do governo têm realizado o abate sanitário de milhares de aves para conter a disseminação da doença.
O vírus da gripe aviária não costuma infectar humanos com facilidade, mas surtos entre aves domésticas trazem sérias consequências econômicas, especialmente para o setor de exportação de carne de frango e ovos. Diversos países já anunciaram a suspensão temporária da importação de produtos avícolas brasileiros oriundos das áreas afetadas.
“A gripe aviária é uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), e seguimos todos os protocolos internacionais para manter a confiança nos nossos produtos”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em coletiva de imprensa.
