EMOÇÃO 🧩 Um vídeo que mostra uma criança autista não verbal, falando pela primeira vez, ganhou a internet nesta quarta-feira (02/04), no Dia Mundial de Consciência ao Autismo. Nele, um irmão pede para a irmã falar “eu te amo” e a surpresa vem segundos depois.
Segundo Uriel, que gravou o vídeo, o resultado é fruto de anos de terapia. “Uma conquista que representa anos de espera e esperança. Quem vive sabe o que esse momento significa”, disse.
Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de ampliar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão das pessoas autistas na sociedade.
Em todo o mundo, monumentos são iluminados de azul e campanhas buscam sensibilizar a população sobre os desafios e as potencialidades das pessoas no espectro.
Entre as diversas manifestações do autismo, destaca-se a condição dos autistas não verbais, que representam uma parte significativa da comunidade autista.
Eles enfrentam obstáculos específicos relacionados à comunicação, o que torna ainda mais essencial o acesso a terapias adequadas e individualizadas.
Especialistas reforçam que o diagnóstico precoce e a intervenção adequada fazem toda a diferença no progresso do desenvolvimento. ““A terapia ajuda a desbloquear esses caminhos”, explica a fonoaudióloga Carla Mendes, especialista em TEA.