O vice-governador do Estado de Goiás, Daniel Vilela, entregou nesta quarta-feira (16/04), 74 novos ônibus que passam a integrar o sistema de transporte coletivo imediatamente. A entrega foi feita na Cidade Administrativa Maguito Vilela, em Aparecida de Goiânia. Em sua maioria, os veículos atenderão os usuários das linhas no município. O prefeito Leandro Vilela participou da entrega da nova frota.
O investimento total é de R$ 62 milhões, sendo 60 ônibus da empresa Rápido Araguaia e 14 da Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás (Cootego). A entrega da nova frota faz parte de uma série de ações do Projeto Nova RMTC, que prevê, entre outras iniciativas, a renovação de 100% da frota do transporte público coletivo até 2026, com foco no conforto, na segurança e na redução do tempo de viagem dos usuários.
Daniel Vilela afirmou que, até o final de 2026, toda a frota de ônibus coletivos do Estado deverá ser renovada. O vice-governador destacou ainda que manter a tarifa em R$ 4,30 por meio de subsídio é uma prioridade do governo. “Nosso objetivo é oferecer qualidade à população com ônibus novos, equipados com ar-condicionado, insulfilm e câmeras de videomonitoramento”, afirmou Daniel.
O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, destacou que todas as mudanças visam beneficiar a população do município e da região metropolitana. “Nossa missão, como município, é honrar religiosamente o pagamento do subsídio do transporte urbano, garantindo o serviço a mais de 120 mil usuários e trabalhadores”, afirmou o prefeito.
🚌 Novos ônibus
Os novos veículos atendem às normas mais rígidas do padrão Euro 6 – um conjunto de regras internacionais que estabelecem limites para a emissão de poluentes. Com essa tecnologia, os novos ônibus emitem até 80% menos óxidos de nitrogênio (NOx) e 66% menos material particulado em comparação com os modelos anteriores, promovendo mais eficiência e sustentabilidade no transporte público.
A nova frota também conta com ar-condicionado, câmeras internas de segurança com reconhecimento facial integradas à Central de Segurança de Transportes, interligada à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Além disso, os veículos possuem janelas com vidros fumê para reduzir o calor e o brilho solar, antiderrapante e bloqueadores de portas, garantindo mais segurança durante a viagem.
Os novos ônibus são ainda equipados com tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) para monitoramento e controle em tempo real, WiFi, tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis e campainhas sem fio (wireless), trazendo mais comodidade aos passageiros.