Mabel e Vilela são eleitos vice-presidentes da FNP e vão representar Goiás

Prefeitos de Goiânia e Aparecida de Goiânia assumem funções estratégicas no colegiado e serão os representantes de Goiás na FNP, no biênio 2025/2027.

4 min de leitura

Imagem destacada do post: Mabel e Vilela são eleitos vice-presidentes da FNP e vão representar Goiás

Foto: Divulgação

Os prefeitos de Goiânia, Sandro Mabel (União), e de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), assumiram funções na nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), uma das principais entidades municipalistas do país. Mabel assumirá a vice-presidência de Mobilidade Urbana, enquanto Vilela ficará responsável pela vice-presidência de Infraestrutura. Ambos são os únicos representantes do estado de Goiás na composição nacional da entidade.

A eleição ocorreu durante a 85ª Reunião Geral da FNP, realizada em Brasília, reunindo chefes de Executivo das maiores cidades brasileiras. A escolha dos nomes para os cargos de vice-presidência levou em consideração critérios técnicos, liderança regional e atuação estratégica em áreas chave da administração pública. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), assumiu a presidência do colegiado.

87d57a17 c716 4606 899c a0f794e09227 scaled 1
Prefeito de Goiânia, Sandro Mabel. – Foto: Divulgação

Para o prefeito Sandro Mabel, o cargo na área de Mobilidade representa uma oportunidade de articular soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras no transporte coletivo e na mobilidade urbana. “Goiânia segue firme, comprometida e conectada com os avanços que o Brasil precisa”, destacou.

Já Leandro Vilela destacou a relevância da infraestrutura como base para o desenvolvimento urbano e econômico. “Aqui hoje foi um dia extremamente produtivo, com pautas estratégicas que vão contribuir diretamente para o avanço de Aparecida de Goiânia. E recebo a função de vice-presidente com muita responsabilidade e entusiasmo”.

leandro
Prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela. – Foto: Divulgação

A presença de dois prefeitos goianos na nova diretoria da FNP amplia o protagonismo do estado no cenário nacional e fortalece a articulação política de Goiás junto aos debates federais sobre políticas públicas urbanas. A gestão da Frente é composta por prefeitos de capitais e grandes municípios, e atua como interlocutora junto ao Congresso Nacional e ao Governo Federal.

Nova diretoria

Além de Paes, a nova diretoria será composta por Sebastião Melo (MDB), prefeito de Porto Alegre (RS), na 1ª vice-presidência. Também farão parte da executiva da entidade os prefeitos Cícero Lucena (PP), de João Pessoa, Rodrigo Neves (PDT), de Niterói (RJ), e João Campos (PSB), de Recife.

📝 Diretoria executiva da FNP:
Presidente – Eduardo Paes (Rio de Janeiro)
1º vice-presidente – Sebastião Melo (Porto Alegre)
2º vice-presidente – Ricardo Nunes (São Paulo)
3º vice-presidente – Adriane Lopes (Campo Grande)
Secretária-Geral – Margarida Salomão (Juiz de Fora)
Vice-presidente de Relações Internacionais – Rodrigo Neves (Niterói)
Vice-presidente de Relações Institucionais – João Campos (Recife)
Vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional – Cícero Lucena (João Pessoa)