Como de costume, várias cidades da região da Estrada de Ferro já soltaram peixes nos lagos municipais para que as pessoas possam pescá-los para consumo na Sexta-feira Santa (18/04). Entre as cidades que já anunciaram a prática estão São Miguel do Passa Quatro e Cristianópolis.
O prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Gilmar Pereira, anunciou nesta segunda-feira (14/04) que a prefeitura realizará a 3ª edição do Festival de Pesca no Lago Municipal. Os pescadores poderão iniciar a pesca a partir das 5h da manhã da Sexta-feira Santa (18/04). “Vai ter muito peixe no anzol, diversão garantida e aquele clima especial da Semana Santa”, destacou.
Cristianópolis também realiza a tradicional temporada de pesca no fim da Semana Santa, que chega à sua 11ª edição. Os interessados devem apenas preparar suas varas, iscas e anzóis. O evento acontecerá no Lago Municipal nos dias 18, 19 e 20 de abril.
🎣 Entenda a tradição religiosa
A Sexta-feira Santa é uma data muito importante para os cristãos, especialmente os católicos, pois marca a morte de Jesus Cristo. Nessa data, muitos fiéis evitam o consumo de carne vermelha como forma de penitência, respeito e jejum — uma tradição que remonta à Idade Média. No lugar da carne vermelha, o peixe tornou-se a principal fonte de proteína.
Lagos públicos são espaços acessíveis à população, especialmente em cidades do interior ou com tradição pesqueira. Para quem não quer ou não pode comprar peixe no mercado — onde os preços costumam subir nesse período —, pescar se torna uma alternativa prática e econômica.
Em muitas cidades, as prefeituras liberam ou repovoam os lagos com peixes na proximidade da Semana Santa, incentivando a tradição e oferecendo uma opção acessível de alimentação à população.
Veja também ▶