Como previsto pela meteorologia, a chuva chegou e aliviou o “calorão” na tarde desta sexta-feira (04/04) em Goiânia e em algumas partes da região metropolitana da capital. Choveu em grande parte das cidades da região da Estrada de Ferro e as chuvas podem persistir nos primeiros 15 dias de abril. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem baixar a partir deste sábado (05/04) em Goiás.
O motivo desse esfriamento no Centro-Oeste é a chegada de uma massa de ar frio vinda do Sul do país. As temperaturas devem cair principalmente nas cidades situadas no sul do estado. Em Goiânia, o dia mais frio pode atingir 19°C.
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que o deslocamento da massa de ar do Sul para o Sudeste pode influenciar no aumento das chuvas, embora as temperaturas não baixem tanto.
A Defesa Civil alerta para os riscos de tempestades, com raios e rajadas de vento de até 60 km/h nas próximas 24 horas. O alerta é para que as pessoas evitem ficar próximas de árvores e áreas de alagamento.
🟡 Alerta amarelo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para todo o Centro-Oeste brasileiro. Segundo o órgão, nessas condições, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.