O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), lançou nesta quinta-feira (06/03), o “Brilha Goiânia”, primeira etapa do Programa Cidade Inteligente, que prevê a modernização da iluminação pública em toda a capital, além de investimentos na segurança e mobilidade urbana.
“Estava programado para iniciar 12 meses depois da assinatura do contrato, mas a partir de amanhã, a empresa já está organizando e vão colocar mil lâmpadas por dia e até junho vamos conseguir cobrir Goiânia inteira e acabar com essa escuridão que tá por aqui”, destacou.
A etapa de substituição da iluminação pública por lâmpadas modernas de Led foi leiloada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), no ano passado, por R$ 1,4 bilhão. No total, serão 178 mil pontos de luz que serão substituídos pela empresa. As novas lâmpadas são mais eficientes, duráveis, devem resultar em uma economia de 50% de energia e dependem menos de manutenção.
Cidade Inteligente
O programa não abrange apenas a iluminação. A empresa vencedora deve atender a demanda de internet nas 53 edificações públicas, integrar 272 pontos de videomonitoramento e instalar 75 pontos de Wi-Fi na cidade.
“Teremos um centro de operações muito importante com uma inteligência artificial para pegar as manobras de ladrões, dos bandidos, para que se possa dar a Goiânia não só essa segurança, mas uma segurança total”, disse o prefeito.
Fonte: Com informações do Jornal Opção