O governador Ronaldo Caiado (União) inaugurou nesta sexta-feira (14/03), em Goiânia, as novas instalações do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam), no Residencial Alphaville Flamboyant.
A obra do novo Batalhão teve a ajuda de empresários, que doaram materiais de construção, e da Prefeitura de Goiânia, que cedeu a mão de obra. No total, foram investidos R$ 1,2 milhão nas melhorias. O local ganhou um novo complexo de treinamento, entre outras melhorias estruturais.
O governador Ronaldo Caiado rendeu elogios à corporação. “A meta é chegar à perfeição, ao grau de excelência, e a nossa polícia está cada vez mais preparada para isso. […] Primeiro, dignificar e reconhecer o trabalho do policial. Segundo, qualificá-los do ponto de vista de termos batalhões especializados. E a inteligência, com capacidade de antever, de fazer o tratamento antecipado de um problema”.
Comandante geral da Polícia Militar (PMGO), coronel Marcelo Granja, também enalteceu a corporação. Se a Polícia Militar é uma instituição respeitada, é por várias mãos, e graças ao investimento maciço do Governo de Goiás. Um governo que mostra principalmente o seu profissionalismo, a gestão e a competência”.
Não só nos melhores equipamentos, viaturas. Mas principalmente no profissional, no policial militar. Valorosos homens e mulheres que trabalham sob sol, chuva, nas madrugadas. O policial militar vai para o confronto salvar pessoas que nós não conhecemos.
Com mais de 40 anos de trajetória, o Batalhão das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) foi criado em 1981 e, ao passar dos anos, se tornou uma unidade independente, possuindo regimento interno e doutrinário próprios. Em outubro de 2024, após o 21º Curso Operacional, 45 novos policiais passaram a integrar a tropa.

Também foram condecorados 250 PMs da Rotam por ações meritórias. As ações compreendem atuação em casos resultantes em risco de vida; prevenção de graves danos a terceiros, à comunidade ou ao Estado; além de ações que resultaram em grandes benefícios para a sociedade.
“É um reconhecimento institucional pelas ações em defesa do povo goiano em 2023 e 2024”, salientou o comandante do Batalhão, tenente-coronel José Alberto Viana Cortez Júnior.