Projeto de duplicação da GO-330 de Ipameri a Catalão é entregue

A duplicação da GO-330 que interliga os dois municípios é considerada essencial para o desenvolvimento econômico e a segurança viária do Sudeste goiano.

4 min de leitura

Imagem destacada do post: Projeto de duplicação da GO-330 de Ipameri a Catalão é entregue

Sessão solene extraordinária para entrega do projeto da duplicação da GO-330. – Foto: Alego

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), recebeu nesta quinta-feira (27/03) o projeto de duplicação da GO-330, entre os municípios de Catalão e Ipameri, na região Sudeste de Goiás (região da Estrada de Ferro). A via compreende um total de 61,3 km entre as duas cidades.

A obra de duplicação da rodovia, que faz entroncamento com a GO-020 em Pires do Rio, será de responsabilidade do governo de Goiás, com execução da Agência Goiana de Infraestrutura (Goinfra). A iniciativa é um pedido antigo da população devido ao grande fluxo de veículos e foi solicitada pelo deputado estadual Jamil Calife (Progressistas).

“Hoje, estamos tendo uma resposta de que, quando fazemos política com responsabilidade, as coisas acontecem”, frisou o deputado. “É um momento histórico para a cidade de Catalão e um progresso para todos nós”, salientou.

O prefeito de Catalão, Velomar Rios (MDB), expressou o sentimento de alegria por ser um momento significativo para os cidadãos que transitam pela região e parabenizou o deputado Jamil Calife (PP) pela articulação do projeto.

Segundo Rios, a atuação do parlamentar no mandato vigente tem sido centrada, até o momento, na duplicação da rodovia. “Eu sei que você não trabalha apenas em prol da duplicação, mas ela se tornou sua principal bandeira. Quero te parabenizar, agradecer pelo seu trabalho e dizer que Catalão continua sendo uma cidade que almeja cada vez mais progresso”, pontuou.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, destacou a relevância da obra não apenas para os municípios que integram a região, mas para todo o estado de Goiás.

“Qualquer estado produtor precisa ter uma conexão logística com São Paulo, e a rota Sul do estado conecta Catalão, que por sua vez liga o Triângulo Mineiro, com acesso à Anhanguera, que leva à capital paulista. Dessa forma, cria-se uma rota logística que conecta nosso estado com São Paulo e o Sudeste de maneira geral. Então, a importância vai muito além do agro. Ela é de relevância nacional”, destacou.

A duplicação da GO-330 visa melhorar significativamente a infraestrutura viária do Sudeste goiano, facilitando o transporte, fomentando o turismo e impulsionando o crescimento econômico local.

A obra de duplicação da GO-330, vem sendo celebrada desde 2023 quando o edital para contratação de projetos executivos foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O Portal GO 020 acompanha o histórico do destravamento dessa obra desde o início.

GO-020 não está no pacote

A duplicação dos trechos da GO-020 e da GO-330 vão beneficiar inúmeros municípios. De Bela Vista de Goiás até Cristianópolis, no trecho que ainda não é duplicado, serão mais de 30 km de duplicação. De Cristianópolis até Pires do Rio, passando por Santa Cruz de Goiás e Palmelo, o trecho a ser duplicado compreende um total de 49,6 km; de Pires do Rio até Ipameri, passando por Urutaí são mais 62,2 km e, por fim, de Ipameri a Catalão, a extensão é de 55,2 km. Esse último trecho é o projeto apresentado na Alego.