A Prefeitura de Piracanjuba instalou câmeras de videomonitoramento e placas em locais estratégicos para alertar e tentar coibir as pessoas que costumam descartar lixo de forma irregular às margens da rodovia. Desde o início do ano, a prefeitura tem realizado a limpeza de lotes baldios e áreas públicas, mas apenas a limpeza não tem surtido o efeito esperado.
Em uma publicação feita no perfil oficial da prefeitura nas redes sociais, o governo chama a atenção da população para a importância de manter a cidade limpa. Nos comentários, a ação divide opiniões. Enquanto algumas pessoas aprovaram a iniciativa, outras pediram que a prefeitura disponibilizasse um local adequado para o descarte de lixos não domésticos, como é feito em várias cidades do estado.
“Deveriam de organizar um local adequado para o pessoal jogar o lixo. Na minha opinião faria sentido colocar caçambas p pessoal descartar o lixo. E delimitar uma área dentro do lixão para descarte de entulhos como resto de construção e poda de árvore por exemplo”, disse o morador Marcos Melo.
O descumprimento da norma poderá gerar multa ao infrator, que, além de poluir e degradar o meio ambiente, pode obstruir vias de acesso à zona rural e contribuir para o acúmulo de animais peçonhentos, e também de ser um criadouro do mosquito transmissor de doenças.