As quatro estações do ano podem ser bem definidas em vários países ao redor do mundo, mas em Goiás, no coração do Brasil, a realidade é um pouco diferente do que costuma ser retratado nos filmes. Tirar o casaco do armário é certamente uma atividade marcada para os goianos devido à diminuição das temperaturas neste período do ano.
O outono chegou nesta quinta-feira (20/03), às 6h01, no Hemisfério Sul, e segue até o dia 20 de junho.
No entanto, isso não significa que, com o final do verão, as temperaturas devem diminuir tão rapidamente. Esta época é marcada pela transição da umidade para o tempo seco e possui outras características.
Nesta estação, os dias tendem a ficar mais curtos e as noites mais longas, o que aumenta a possibilidade da formação de massas de ar frio vindas das calotas polares. Por isso, em Goiás, os meses de maio e junho são conhecidos como os meses de frio. No entanto, a atmosfera não esfria de um dia para o outro, pois ainda retém a onda de calor do verão.
De acordo com a meteorologia, as chuvas devem acontecer neste período abaixo da média, em comparação com os últimos anos, e a temperatura média pode ser mais alta do que o esperado para essa estação. Outra característica marcante desta temporada é a maior incidência de ventos e a diminuição da umidade do ar devido à chegada do frio.
Sabe-se também que a natureza entra em transformação, as folhas das árvores começam a ficar amareladas para depois cair, aguardando a chegada da nova estação. No céu, há uma diminuição das nuvens, intensificando o azul. No campo, é hora de colher os grãos e apreciar as noites mais frescas. O outono também é um momento para se preparar para os desafios climáticos que podem surgir ao longo dos meses de abril, maio e junho.