Entenda por que o ovo se transformou no vilão das compras do mês

A quaresma e o preço da ração são alguns dos causadores do aumento de 15,36% no preço do ovo, a maior variação em 30 anos.

2 min de leitura

Imagem destacada do post: Entenda por que o ovo se transformou no vilão das compras do mês

Foto: Divulgação

Quem vai ao supermercado tem notado que, a cada compra do mês, o preço do ovo está mais alto. E as estratégias para enganar o consumidor são muitas. A dúzia quase não existe mais. Agora são 10 ovos em uma caixinha e a cartela com 30 ovos foi reconfigurada para uma de 20 ovos. Dessa forma, o preço tenta se manter, mas com a quantidade cada vez menor.

A inflação de fevereiro registrou uma das maiores altas em 22 anos, mas o dado que assustou todo mundo foi o preço do ovo, o campeão de aumento, com mais de 15%, superando o café, que teve 11% e até então era a alta mais comentada pelos brasileiros. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em meio à alta dos alimentos, o presidente Lula (PT) tem adotado medidas para tentar reduzir o preço dos produtos, mas o ovo ficou fora dessa lista. Em uma declaração, o presidente disse não saber o motivo do aumento do preço do ovo, mas afirmou que irá investigar.

O aumento da demanda também impacta no preço, especialmente no período da quaresma, quando os católicos, em geral, deixam de consumir carne vermelha e passam a consumir carnes brancas e ovos. Outro fator que pode influenciar o aumento é o preço da ração de aves, que é feito à base de milho e soja.