O que acontece quando o Papa Francisco morrer?

✝️ Anel destruído, velório de nove dias... Entenda como funciona o ritual do sepultamento até a hora do famoso ‘Conclave’.

4 min de leitura

Imagem destacada do post: O que acontece quando o Papa Francisco morrer?

Foto: Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images

O cardeal da Argentina, Mario Jorge Bergoglio, tornou-se pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana em março de 2013, após o então Papa Bento XVI renunciar ao cargo. Aos 76 anos, o Papa Francisco, nome adotado em homenagem a São Francisco de Assis, estava em pleno vigor físico, mas, após quase 12 anos, o mundo percebeu que ele já não tinha o mesmo domínio sobre o corpo.

Nos últimos dias, a imprensa mundial tem acompanhado de perto a hospitalização do chefe da Igreja. Neste sábado (22/02), o Vaticano afirmou que o estado de saúde de Francisco é grave. Mas o que acontece se o Papa morrer? Seus fiéis católicos ficariam órfãos?

A morte de um papa é um evento de grande impacto mundial, e muitas pessoas não sabem exatamente o que ocorre quando um papa falece. Na ausência do papa, seja por morte ou outra razão, quem assume a função de administrar a Santa Igreja na Câmara Apostólica é o cardeal camerlengo. Atualmente, o titular deste cargo é o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell. A ele cabe a responsabilidade de organizar o funeral do pontífice.

2025 02 05t081343z 951193679 rc28oca43ldk rtrmadp 3 pope health
Pontífice está internado desde 14 de fevereiro, após sentir dificuldade para respirar por vários dias. – Foto: Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images

Seguindo a tradição, o corpo de Francisco será colocado em uma capela pessoal, onde o camerlengo chamará o nome do papa e pedirá que ele acorde. Este é um gesto simbólico, pois a morte já foi atestada pela equipe médica. Sem resposta, o anel do papado de Francisco será destruído, simbolizando o fim do seu pontificado. Seus aposentos serão lacrados, e todos os cardeais do mundo serão notificados antes de o Vaticano fazer o anúncio oficial.

Em seguida, inicia-se a “novendiale”, um velório que dura nove dias, na Basílica de São Pedro. Durante esse período, o corpo recebe uma bênção e é exposto em uma lápide aberta, sem caixão. Fiéis de todo o mundo podem ir até lá prestar suas homenagens. Nessas nove noites, missas e cerimônias de oração acontecerão.

Durante esse tempo, a Igreja entra no período de “Sede Vacante”, no qual a administração da Igreja fica sob a responsabilidade dos cardeais, mas sem que possam tomar decisões importantes que definam o futuro da Igreja, até a eleição de um novo sucessor de Pedro.

O funeral acontece na Praça de São Pedro, com o corpo sendo enterrado em uma cripta na Basílica de São Pedro, onde também repousam os outros papas. De acordo com informações não confirmadas, o Papa Francisco teria pedido para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Se isso se confirmar, ele será o primeiro papa em uma década a não ser sepultado na Basílica de São Pedro.

Entre duas a três semanas após o enterro, os cardeais se reúnem na Capela Sistina para iniciar o conclave e escolher um novo papa. Somente cardeais com menos de 80 anos podem ser votados, e é necessário que a votação atinja dois terços dos votos em um único nome. Quando isso ocorrer, uma fumaça branca sairá da chaminé da Capela, anunciando ao mundo que a Igreja Católica tem um novo papa. A escolha do novo nome e a aparição do papa na sacada ocorrem logo após a primeira hora.