O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou, na última sexta-feira (08/02), o “Plano Nova Mobilidade” para dar agilidade ao trânsito da cidade. Logo nos primeiros dias de governo, Mabel realizou mudanças nas principais avenidas de Goiânia, como a permissão para que motociclistas trafeguem em corredores exclusivos para ônibus do transporte coletivo, a retirada de alguns semáforos e a liberação do tráfego livre em 14 pontos da capital.
Entretanto, as três ações iniciais tiveram pouco impacto efetivo no trânsito, especialmente nos horários de pico, uma vez que Goiânia possui uma das maiores frotas de veículos do Brasil. O decreto de desobstrução das vias dá prioridade ao transporte público, criando novas vagas de estacionamento rotativo digital em Campinas e no Centro.
🔍 Quais são as 10 ações do Plano Nova Mobilidade
- Criação de ondas verdes nos semáforos
- Implantação de novos pontos da direita livre;
- Proibição e fiscalização de estacionamentos
- Criação da terceira faixa
- Criação de novas faixas preferenciais para ônibus e motos
- Retirar caçambas, tachões e obstáculos na terceira faixa
- Criação de novos motobox
- Regulamentação de carga e descarga
- Melhoramento da malha viária
- Melhoramento da sinalização
O plano prevê a implementação de mecanismos digitais para auxiliar no monitoramento, com o controle de radares e câmeras. Além disso, haverá melhorias na acessibilidade das calçadas, ampliação da malha de ciclovias e ciclofaixas, e incentivo à mobilidade ativa, com a oferta de bicicletas públicas compartilhadas integradas ao transporte coletivo.
Está prevista, no projeto Nova Mobilidade, a criação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que ajudará na realização de operações de tráfego e transporte. Também estão previstas restrições de carga e descarga, ajustes geométricos em cruzamentos e melhorias na sinalização vertical e horizontal.
A prefeitura também irá criar um programa de desobstrução das vias principais (proibido estacionar) para melhorar a velocidade média do trânsito. Inicialmente, foram citadas as seguintes vias: Avenida Jamel Cecílio, Avenida 85, Avenida 24 de Outubro, Avenida 136, Avenida Independência, Avenida Castelo Branco, Avenida São Francisco, 5ª Avenida, T-10 e as avenidas que possuem corredor exclusivo para o BRT Norte-Sul e Leste-Oeste.