O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou do quarto dia de missão na Índia, no evento The Pulses Conclave 2025, um dos mais importantes voltados à segurança alimentar no setor agrícola. Esta edição está sendo realizada no Centro de Convenções Bhart Mandapam, uma estrutura construída para sediar o G20 e discutir o futuro dos grãos e leguminosas.
A missão teve início no dia 10 de fevereiro e vai até o dia 21 de fevereiro. Um dos objetivos é estreitar os laços com o mercado financeiro, atraindo investimentos para Goiás. Até o final da semana, estão previstas mais de 20 agendas. O evento é organizado pela Associação dos Produtores de Grãos e Leguminosas da Índia, que é responsável por fornecer alimentos para milhares de pessoas.
O governador está acompanhado por diversas personalidades importantes para o setor produtivo, desde membros do governo até prefeitos, como o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo. “Estar aqui, no epicentro da produção mundial de grãos, é uma oportunidade única para entender novas estratégias e fortalecer o trabalho que já realizamos em nossa cidade. Em Senador Canedo, entre 2021 e 2024, entregamos quase 20 mil cestas básicas, uma média de 400 por mês, além de distribuirmos mais de mil hortaliças mensalmente. Dentro da nossa proporção, também temos um papel fundamental na segurança alimentar”, afirmou.
O governador publicou em suas redes sociais, após participar de uma rodada de negócios com empresários da Confederação da Indústria Indiana (CII) e do Brasil, fortalecendo parcerias e ampliando investimentos em Goiás. Ele destacou o potencial do estado: “A Índia tem como característica as pequenas produções agrícolas, com até dois hectares. Já Goiás é destaque nas grandes plantações. Este intercâmbio de informações e tecnologia já começou e tende a render grandes frutos para ambas as nações”.
Rodada de negócios
Em reunião com o secretário do Ministério do Petróleo e Gás Natural da Índia, Pankaj Jain, o governador formalizou um acordo com foco na produção de energia limpa. “Iniciamos as tratativas para a criação de um grupo de trabalho Índia-Goiás para utilização do biometano e produção do etanol de segunda geração. O assunto também foi pauta da Energy Week (IEW) – evento sobre transição energética com participação de representantes de 120 países”.