Detran Goiás intensifica fiscalização para acabar com motos barulhentas

Em parceria com a Polícia Militar, operação vai coibir barulho excessivo e perturbação do sossego. Multa é de R$195,23 com cinco pontos na carteira.

2 min de leitura

Imagem destacada do post: Detran Goiás intensifica fiscalização para acabar com motos barulhentas

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lançou o Programa Randandan nesta segunda-feira (17/02), com o objetivo de fiscalizar a circulação de motocicletas no estado que possuem escapamentos adulterados, gerando barulho excessivo.

A operação conta com a parceria dos batalhões de trânsito e da Polícia Militar (PMGO), que reforçarão as rondas diárias tanto na região metropolitana quanto nos demais municípios do estado.

O programa foca em veículos que circulam com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, prática irregular conforme o Código de Trânsito Brasileiro. A alteração nos veículos também contribui para a emissão de mais gases poluentes, prejudicando ainda mais o meio ambiente.

De acordo com o presidente do Detran, Waldir Soares, a circulação de motocicletas com escapamentos adulterados gera transtornos à população e impactos ambientais severos. “Idosos, animais, pessoas hospitalizadas e indivíduos com sensibilidade a ruídos, como autistas, e famílias com crianças são os mais afetados por esse problema, que compromete o direito ao sossego público. A população está cansada desse desrespeito”, destaca Waldir.

Os condutores flagrados pilotando motocicletas com escapamentos adulterados, prática considerada uma infração grave, receberão multa de R$ 195,23, com a aplicação de cinco pontos na carteira e apreensão do veículo até a regularização do escapamento. Somente em 2025, mais de 1.784 infrações foram registradas.