Os proprietários de veículos em Goiás têm até a próxima quarta-feira (15/01) para realizar o pagamento da parcela única com desconto de 8% ou da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), independentemente do final da placa. A boa notícia para o contribuinte é que, de acordo com a Secretaria de Estado da Economia, não haverá aumento da alíquota do IPVA.
Para consultar o débito, basta acessar o site do Detran-GO ou o aplicativo DetranGO ON. Quem optar pelo parcelamento pode seguir o calendário de pagamentos, que vai até o mês de outubro, com vencimento todo dia 15.
Veículos com placas terminadas em 1 e 2 poderão parcelar o IPVA em nove vezes. Já os veículos com placas terminadas em 3 a 0 têm a opção de pagar em até dez vezes. Isso ocorre devido ao prazo de renovação do Licenciamento Anual dos Veículos, que, conforme estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é em setembro para placas com final 1 e 2.
Os chamados “veículos populares”, como carros de 1.0 (mil cilindradas) e motocicletas de até 125 cc, têm redução do imposto pela metade. Além disso, há também o desconto para participantes do programa Nota Fiscal Goiana, que varia de 5% a 10%.