O ministro-chefe interino de Relações Institucionais, Olavo Noleto, participou nesta sexta-feira (10/01) de um encontro em Goiás que reuniu empresários do setor de habitação, prefeitos da Região Metropolitana de Goiânia, além de deputados e lideranças políticas. Na reunião foram discutidas demandas relacionadas ao setor habitacional e infraestrutura urbana das cidades e que receberão apoio do governo federal.
Os prefeitos das principais cidades da região metropolitana participaram da pauta: Sandro Mabel, de Goiânia; Leandro Vilela, de Aparecida; José Délio, de Hidrolândia; Fernando Pelozzo, de Senador Canedo; Waldir da Fokus, de Aragoiânia; Nivaldo Melo, de Pirenópolis e Marden Júnior, de Trindade. Lideranças empresariais como o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiochi, também esteve presente, além dos deputados federais Rubens Otoni e Adriano do Baldy e do deputado estadual, Mauro Rubem.
O prefeito de Goiânia buscou recursos para construção do anel viário e construção de moradias. Sobre o anel viário, Mabel relatou que o processo estava sem movimentação. “Chamei o pessoal do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) daqui, o DNIT de Brasília, o ministro Noleto e fizemos uma reunião onde já colocamos uma emenda no orçamento, uma emenda pequena, para abrir a rubrica e acelerar um pouco mais a questão dos projetos que estão sendo revisados para que a gente possa andar”.
Vilela, prefeito de Aparecida, apresentou demandas da segunda maior cidade do estado ao ministro. Ele aproveitou a ocasião para agradecer todo o apoio dado por Noleto na aprovação do empréstimo do banco dos Brics e também em liberação de emendas. “É fundamental promovermos um diálogo aberto entre o governo federal, os municípios e o setor produtivo para avançarmos em soluções que reduzam o déficit habitacional e promovam o desenvolvimento urbano com qualidade de vida para a população”, destacou.
O prefeito de Senador Canedo, Pellozo, fundamentou que a visita de Olavo Noleto representa força para o estado de Goiás. “A vinda do ministro Olavo Noleto é importante pra implementar as ações que o nosso município tem feito na área de moradia, a gente tá com mil e duzentas casas para construir pelo Minha Casa, Minha Vida, a gente vai lançar agora em janeiro o cadastro (…)”, disse.
“Governo não faz oposição a governo, já dizia nosso saudoso prefeito Maguito Vilela. Governo faz parceria com governo. E o governo federal vai fazer parceria com todos os governos. Estamos com uma agenda ampla de diálogo com todos os governadores e prefeitos, sem distinção de partido, para beneficiar todos os cidadãos brasileiros”, destacou Noleto em seu discurso.