Nesta quinta-feira (09/01), chuvas fortes atingiram a cidade de Catalão, no sudeste goiano, causando estragos. Três represas transbordaram, provocando alagamentos em diversos pontos da cidade. Casas foram invadidas, muros caíram e famílias perderam tudo o que tinham.
A meteorologia prevê mais chuvas para os próximos dias na região. Para quinta-feira (09/01), sexta-feira (10/01) e sábado (11/01), a expectativa é que o município receba chuvas passageiras de até 13,1 mm, com grande volume de água, o que pode intensificar a situação crítica da cidade. Os moradores devem ficar atentos, especialmente no final da tarde, quando a incidência de chuva é maior.
De acordo com a equipe do Corpo de Bombeiros, o complexo de represas do Monsenhor Souza foi o principal responsável pela invasão das águas. Casas localizadas no aterro sanitário e em ruas próximas foram alagadas, e 14 pessoas ficaram desabrigadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a cidade registrou mais de 93 milímetros de chuva em poucas horas. A prefeitura declarou que está trabalhando com as equipes responsáveis para monitorar as represas e, ao mesmo tempo, desenvolvendo um plano de drenagem para as regiões afetadas.
Previsão do tempo
A previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) indica chuvas de até 50 milímetros por dia em regiões goianas. Em todas as áreas do estado, o tempo deve apresentar sol, variação de nebulosidade e pancadas de chuvas isoladas.
Leia a íntegra da nota da prefeitura de Catalão:
Em razão das fortes chuvas na manhã desta quarta-feira (8/1/2025). Segundo informações do Laboratório de climatologia IGEO/UFCAT (Fonte INMET/CEMADEM), foram 93,6 milímetros de chuva pela manhã em curto espaço de tempo. Houve o transbordamento de três represas no Bairro Monsenhor Souza. O Corpo de Bombeiro, a Defesa civil e a Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC) foram acionados. As ruas próximas às represas foram interditas para garantir a segurança dos moradores às margens das represas e os condutores de veículos receberam orientação. A equipe de engenheiros da Prefeitura de Catalão também esteve no local monitorando possíveis danos e analisando a estrutura física dos barramentos.