O ano de 2025 começou com altos índices de chuva em Goiás e em outros estados do país. As chuvas intensas devem continuar, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O órgão emitiu um novo alerta, prevendo que, a partir desta quarta-feira (29/01), as chuvas torrenciais podem atingir todas as regiões do estado, devido a uma frente fria que está se formando no Sudoeste brasileiro.
André Amorim, gerente do Cimehgo, relata que há chances de tempestades, principalmente no final da tarde. Segundo ele, a combinação do clima quente do verão com o movimento do ar frio vindo do sudeste pode causar problemas em várias cidades de Goiás. “Essa é a característica do verão: chuvas passageiras e intensas, e, às vezes, chuvas prolongadas com raios e trovoadas”, explica André.
O boletim emitido afirma que, apesar do volume de água, as chuvas devem ocorrer de forma rápida, com previsão de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Devido às fortes chuvas, Goiânia criou o Gabinete de Crise Climática da Prefeitura, que já mapeou os pontos de alagamento, visando diminuir os transtornos causados pelas tempestades.
Marginal Botafogo
Para monitorar o nível das águas na Marginal Botafogo, a prefeitura colocou réguas de altura, pintadas no leito do córrego e que são visíveis para os motoristas que acessam a via, bem como para os moradores da região. A sinalização serve como indicativo de atenção para o risco iminente e orienta os motoristas a utilizarem rotas alternativas.
