Atualizado em 14/01/2025 às 10:15
A noite chuvosa deste domingo (12/01) causou muitos transtornos em várias partes de Goiânia. Alagamentos e problemas no trânsito deixaram moradores e motoristas apreensivos por várias horas. O volume de água foi significativo, com registros de mais de 100mm em algumas áreas, o que causou dificuldades de mobilidade e afetou o abastecimento de serviços em diversos bairros.
A chuva começou no período da tarde, mas foi se intensificando com o passar das horas, acompanhada de rajadas de vento que provocaram quedas de árvores e danos a estruturas temporárias, como tendas e marquises. A intensidade da precipitação foi tão grande que, em algumas vias, o fluxo de veículos ficou totalmente comprometido, com carros praticamente parados em pontos como a Avenida 85, Marginal Botafogo e a Praça Cívica, onde o nível das águas subiu rapidamente.
No Setor Campinas, a água também tomou conta das ruas, deixando tudo alagado. Já no Setor Aeroporto, moradores relataram problemas com o escoamento da água, que invadiu garagens e chegou a alagar alguns comércios.

Somente no domingo (12), a Defesa Civil emitiu dois alertas: um deles sobre a previsão de chuva forte de até 50 mm e rajadas de vento de até 60 km/h, além do risco de quedas de árvores, alagamentos e raios. Equipes da corporação estiveram em campo para monitorar a situação e realizar vistorias nas regiões mais afetadas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais chuvas para os próximos dias, com possibilidade de novos episódios de temporal e intensificação da umidade na região. A instabilidade continua devido à presença de uma frente fria que avança sobre o Centro-Oeste, podendo trazer mais chuvas fortes nos próximos dias. A previsão é de chuva forte durante toda a semana.
Com a situação de alerta, a Prefeitura de Goiânia orientou a população a evitar locais de risco e a não trafegar por áreas alagadas. Os serviços de drenagem e limpeza das vias públicas já estão sendo intensificados para minimizar os danos causados pelas chuvas.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), usou as redes sociais para pedir que as pessoas não saíssem de casa e nem se deslocassem para locais de risco durante a noite. Mabel elencou os pontos críticos da cidade, como o Viaduto do Mutirama, a Av. 87, Marginal Botafogo e vias no Setor Oeste.
Na manhã desta segunda-feira (13/01), o prefeito se reuniu com vários órgãos do município e do estado para solucionar os problemas. “Estamos aqui para tomar as providências logo cedo e deixar a cidade pronta para que o seu dia seja melhor, mesmo com muita chuva”, destacou o prefeito.

Apesar dos transtornos, não há registros de vítimas fatais até o momento, mas algumas pessoas precisaram ser resgatadas de pontos críticos. O trabalho de resgates segue com apoio de equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
