O viaduto da GO-020, em frente a JBS e que dá acesso a Senador Canedo pela GO-536, está com as obras em pleno andamento. O deputado estadual Júlio Pina (Solidariedade) apresentou, em Plenário, o projeto de lei nº 10057/24, propondo homenagear o líder comunitário de Senador Canedo, Inácio Valeriano dos Santos Rosa para dar nome ao elevado. A matéria foi aprovada em primeira votação na quarta-feira (18/12), com 22 votos favoráveis.
O parlamentar propõe uma homenagem ao líder comunitário pela importância de seu legado no município. Rosa se tornou uma figura central na luta por melhorias para o bairro Morada do Morro, especialmente pela pavimentação asfáltica, um antigo sonho dos moradores. Ao longo de sua trajetória, também contribuiu para a construção de igrejas e esteve envolvido em diversas organizações não governamentais, prestando apoio a famílias carentes com cestas básicas, roupas e defendendo o acesso à moradia digna.
História
Rosa nasceu em 8 de abril de 1945, em uma comunidade isolada dos Quilombolas Calungas, em Cavalcante. Em 1993, se mudou para Senador Canedo, onde passou a se destacar por sua atuação em prol da comunidade, reconhecido pela sua habilidade comunicativa.
O deputado Júlio Pina justifica a homenagem destacando o impacto significativo que Inácio Rosa teve na vida de milhares de pessoas em Senador Canedo, além de sua incansável dedicação na defesa dos direitos da população. O líder comunitário faleceu em março de 2021, vítima da Covid.
Fonte: Com informações da Alego