Efraim é um boi da raça Nelore e pesa mais de 400 quilos. Ele chamou a atenção nas redes sociais na última semana, simplesmente por viver em uma casa, em um bairro residencial de Goiânia. Os vizinhos e as pessoas que passavam pela rua se espantavam. Mas a situação atípica esconde uma história de solidariedade.
O boi nasceu em uma fazenda na zona rural de São Miguel do Passa Quatro, onde foi rejeitado por sua mãe, uma vaca Nelore. O bezerro se perdeu em uma propriedade vizinha e, ao retornar, não foi aceito pela mãe. Segundo a cuidadora do animal, após se perder, ele estava muito machucado, preso por arame farpado e com ferimentos infestados por vários bichos.
Foi aí que a produtora rural decidiu levá-lo para sua casa, em Goiânia, e oferecer cuidados mais intensivos para que o animal não perdesse a vida. A alimentação de Efraim começou com leite de vaca na mamadeira, mas ele recusava. Segundo a proprietária, foi necessário um esforço conjunto para que ele pudesse se alimentar e sobreviver.
Durante o período em que esteve na capital, enfrentou diarreia e infecções, que foram resolvidas com medicamentos e cuidados adequados. Agora, saudável, Efraim está apto para viver de forma independente. “Ele vai se adaptar à pastagem. Pode perder alguns quilinhos, mas o importante é que ele foi criado no cocho e com ração. Ele ficará bem, pois também terá mais espaço”, disse a cuidadora em entrevista ao Mais Goiás.
Com informações do Mais Goiás | Fotos: Domingos Ketelbey