Caiado alcança 84,3% de aprovação e bate recorde de popularidade

A avaliação positiva consolida Ronaldo Caiado como o governador mais bem avaliado do Brasil.

3 min de leitura

Imagem destacada do post: Caiado alcança 84,3% de aprovação e bate recorde de popularidade

O governador Ronaldo Caiado (UB) alcançou aprovação de 84,3% dos goianos, o maior índice já registrado pelo instituto Paraná Pesquisas para um governador de estado. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (05/12), mostra que apenas 12,4% desaprovam sua gestão, enquanto 3,3% não souberam ou não quiseram responder.

O índice mostra crescimento de três pontos percentuais em relação ao último levantamento realizado pelo mesmo instituto em dezembro de 2023, quando o governador registrava 81,4% de aprovação. A avaliação positiva consolida Caiado como o governador mais bem avaliado do Brasil.

No detalhamento da pesquisa, 75,9% dos entrevistados classificaram a gestão como ‘ótima’ (36,1%) ou ‘boa’ (39,8%). Outros 15,1% avaliaram como “regular”, enquanto apenas 3,2% consideraram a gestão ‘ruim’ e 4,3% a avaliaram como ‘péssima’.

O resultado reflete um avanço na avaliação positiva do governo, já que no levantamento anterior, 66,2% apontavam a gestão como ‘ótima’ ou ‘boa’. O crescimento está acima da margem de erro da pesquisa, que é de 2,4 pontos percentuais.

A pesquisa entrevistou 1.684 eleitores em 77 municípios de Goiás entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, a margem de erro é de 2,4 pontos percentuais.

Eleições presidenciais

A coluna Giro, do Jornal O Popular, trouxe a pesquisa do Instituto Paraná por outro ângulo. Ela mostra o governador Ronaldo Caiado (UB) com quase 40 pontos à frente do presidente Lula (PT), em Goiás. Se as eleições presidenciais fossem hoje, o governador Ronaldo Caiado teria 39,9 pontos de vantagem em relação ao presidente Lula. O goiano lidera em seu estado com 54,6% das intenções de votos e o petista aparece em segundo, com 14,7%.

Ainda segundo a pesquisa, “levando em conta a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi incluído o nome de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na cartela. Nesse cenário, o governador de São Paulo tem a preferência de 12,3% dos eleitores e estaria tecnicamente empatado com Lula, considerando a margem de erro de 2,4 pontos porcentuais.

Outros nomes também aparecem com menor percentual como a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (4,3%); Ciro Gomes (2,1%) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (1,1%). O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.684 eleitores em 77 municípios goianos.