O governador Ronaldo Caiado (União) deve promover mudanças em algumas secretarias de governo no próximo ano visando o projeto de política e gestão do vice-governador do estado, Daniel Vilela (MDB). Uma das eventuais trocas é a indicação do prefeito de Catalão, Adib Elias (União), para ocupar a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
A informação, extraoficial, é de blogs e colunas do município. Segundo os portais, a decisão foi consolidada em reunião com o Ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), onde Adib também declarou apoio às reeleições de Jamil Calife (PP) e José Nelto (União Brasil) na região da Estrada de Ferro.
Outra alteração importante que eventualmente poderá ser feita por Daniel será a indicação de Paulo do Vale para o primeiro escalão do estado. A articulação é para que ele assuma a secretaria da Saúde. O prefeito de Rio Verde também termina o mandato nos próximos dias.
Daniel deve assumir o governo em março do ano que vem, quando o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pretende renunciar ao governo para intensificar sua agenda Brasil afora, em busca de mais espaço e apoios para disputar a presidência do país em 2026.
As mudanças refletem o contexto político do Estado, onde figuras como Adib Elias e Paulo do Vale, que anteriormente haviam se distanciado do MDB e apoiado Caiado nas eleições de 2018, agora desfrutam de boa relação com o governador e o vice-governador Daniel Vilela.
A composição de uma chapa para as eleições de 2026 também está em jogo. Para acomodar aliados de diferentes partidos na base – como PP, PSD, Podemos, Solidariedade e PDT – o governo terá de negociar as vagas de vice e senadores, considerando as alianças políticas e o fortalecimento da base eleitoral.
Foto: Divulgação