Silvânia recebe Circuito Goiano de Cavalhadas neste sábado (09)

Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos e começaram em Santa Cruz de Goiás

3 min de leitura

Imagem destacada do post: Silvânia recebe Circuito Goiano de Cavalhadas neste sábado (09)

O Circuito de Cavalhadas chega na cidade de Silvânia, neste sábado (09/11). O projeto é da Secretaria de Cultura do Governo de Goiás e o investimento para levar as tradicionais Cavalhadas que é um marco no calendário cultural de vários municípios chega a quase R$ 2 milhões.

Em 2022, o governo anunciou 15 cidades que receberiam o Circuito Goiano de Cavalhadas, entre elas, Silvânia. O evento começa a partir das 16h, no Estádio Caixetão, com o grupo Cavalhada de Luziânia. Veja a programação:

  • 15h – Cortejo, saindo da Fazendo do Gia
  • 15h50 – Desfile dos Cavaleiros, com saída do Ginásio Anchieta
  • 16h – Chegada dos Cavaleiros no Estádio Caixetão
  • 16h15 – Desfile de Abertura, no Estádio
  • 16h30 – Apresentação do Grupo de Capoeira Araxá
  • 17h – Início das Cavalhadas
  • 19h – Show com a Orquestra de Violeiros de Silvânia e convidados

Tradição

As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, quando o guerreiro cristão batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica.

No Brasil, há registro do evento desde o século XVII, geralmente durante a festa do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo.

Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos e começaram no município de Santa Cruz de Goiás. A festa une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do Estado com o fortalecimento do fluxo turístico e econômico das cidades.

As batalhas representam a preservação da história, da cultura e da fé do povo goiano. É uma oportunidade única para se conectar com as raízes do estado e vivenciar a grandiosidade dessa tradição centenária.