Piracanjuba comemora 169 anos em semana do ‘saco cheio’ e feriado prolongado

De Pouso Alto a Piracanjuba: município celebra aniversário com pescaria, shows e sorteio de prêmios.

2 min de leitura

Imagem destacada do post: Piracanjuba comemora 169 anos em semana do ‘saco cheio’ e feriado prolongado

O município de Piracanjuba completa nesta sexta-feira (22/11), 169 anos de emancipação política. Como a data é feriado municipal e devido ao feriado nacional de quarta (20), o município decretou ponto facultativo nesta quinta (21). O feriado prolongado vale para as repartições públicas municipais, com exceção dos serviços essenciais.

A prefeitura preparou uma programação extensa. Na sexta (22), haverá edição comemorativa do Bailão da Feira Coberta Paulinho da Viola. A animação ficará por conta do cantor Darcizo Oliveira. Nos dias 22 e 23/11 terá pescaria no Lago Afonso Dias. “Para participar, basta trocar 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e quirera de arroz) por uma pulseira de acesso válida para cada dia de pescaria”, informa a gestão.

História

A lei provincial nº 21, de 22 de novembro de 1855, determinou a criação do distrito de Pouso Alto, pegando parte do distrito de Santa Cruz de Goiás e Bomfim. Na mesma data, a igreja católica determinou a criação da 31ª freguesia, surgindo a paróquia Nossa Senhora da Abadia. Em 18 de novembro de 1886, foi elevada à categoria de cidade com o nome de Piracanjuba.

O município de Piracanjuba foi novamente nominado de Pouso Alto em 29 de junho de 1907, voltando a ser chamada de Piracanjuba pelo decreto/lei nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943.