Período da Piracema começa hoje (1º/11) e pesca fica proibida em Goiás

Período de quatro meses é essencial pra que os peixes encontrem ambientes adequados para reprodução

2 min de leitura

Imagem destacada do post: Período da Piracema começa hoje (1º/11) e pesca fica proibida em Goiás

Pra quem gosta de pescar, atenção! A partir desta sexta-feira (1º/11) e até 28 de fevereiro, a pesca está proibida em todo o estado de Goiás, respeitando o período da Piracema, quando os peixes sobem os rios para realizar a desova. Durante esses quatro meses, a proibição da pesca ocorre com o objetivo de preservar e garantir a renovação das espécies.

A piracema é um fenômeno natural em que os peixes nadam contra a correnteza para encontrar ambientes ideais para a reprodução. Algumas espécies chegam a percorrer até 2 mil quilômetros, enfrentando desafios como quedas d’água, correntezas e, infelizmente, obstáculos artificiais, como barragens e barreiras criadas pelo ser humano.

Esses obstáculos podem aumentar a vulnerabilidade dos peixes à pesca predatória, prejudicando ainda mais as espécies que já enfrentam dificuldades para sobreviver.

A ação está resguardada pela Lei Federal 9.605/1998, pela Lei Estadual 13.025/1997 e pela Instrução Normativa 02/2020 da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Segundo a secretaria, neste período, é fixada a cota zero para o transporte de pescado nas bacias hidrográficas, além de outras providências.

A pesca para subsistência de ribeirinhos é permitida, assim como o “pesque e solte” em modalidades esportivas. Para realizar denúncias de pesca irregular, acione a Polícia Ambiental pelo número (62) 99611-2182.