Porto Alegre reelegeu no último domingo (27/10), o atual prefeito da cidade, Sebastião Melo (MDB). Ele recebeu 406.467 votos (61,53%), derrotando a candidata do PT, Maria do Rosário (38,47% dos votos).
Sebastião de Araújo Melo nasceu em Piracanjuba na década de 50, mas se mudou para a capital do Rio Grande do Sul ainda jovem, aos 20 anos de idade. Atualmente ele tem 66 anos e é formado em Direito. Foi em Piracanjuba, inclusive, que Sebastião Melo ouviu falar de Porto Alegre (RS). Em entrevista ao Jornal O Popular, em 2020, ele disse que trabalhava com gaúchos em uma fábrica de leite, quando decidiu se mudar para o Sul.
Na fábrica do leite Leco, que depois viraria o leite Piracanjuba, trabalhava um casal de gaúchos, que, como todo bom gaúcho, falava bem do Rio Grande e bem de Porto Alegre. Como eu queria vencer na vida, resolvi então que eu iria para lá, contou na entrevista.
Família e carreira
Os familiares de Melo ainda residem em Piracanjuba e um de seus irmãos mora em Bela Vista de Goiás. Ele é o único que mora no sul do país. Segundo a reportagem, o prefeito, logo que chegou, conseguiu um emprego em uma lanchonete e em uma loja de materiais de construção até terminar o segundo grau e iniciar a faculdade de Direito.
“Comecei como a maioria dos advogados, depois me enveredei para o tribunal do júri, onde atuei fortemente por uns 10 anos, sem perder de vista outras áreas”, disse.
Sebastião foi eleito vereador em Porto Alegre (RS) por três mandatos consecutivos, em 2000, 2004 e 2008. Em 2007, foi escolhido para presidir a Câmara Municipal. Foi eleito vice-prefeito da capital gaúcha em 2012. Em 2018, foi eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul e, em 2020, prefeito de Porto Alegre (RS), agora reeleito para o mandato 2025/2028.