A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que teve chapa única, foi eleita nesta quarta-feira (30/10), por unanimidade, para o segundo biênio (2025/2026). O atual presidente, Bruno Peixoto (UB), foi reeleito presidente da Casa de Leis. Ele recebeu o voto de 40 parlamentares, somente Lucas do Vale (MDB) não votou por motivos de viagem.
O deputado Issy Quinan (MDB), um dos representantes da região da Estrada de Ferro na Alego, foi eleito como 1º vice-presidente. Cairo Salim (PSD), que também tem grande participação na política de cidades da região da GO-020 foi eleito como quarto secretário. Confira como ficou a Mesa diretora eleita:
- Presidente: Bruno Peixoto (UB)
- 1º vice-presidente: Issy Quinan (MDB)
- 2º vice-presidente: Clécio Alves (Republicanos)
- 3º vice-presidente: Bia de Lima (PT)
- Primeiro vice-presidente corregedor: Julio Pina (Solidariedade)
- Segundo vice-presidente corregedor: Lineu Olímpio (MDB)
- Primeiro secretário: Coronel Adailton (Solidariedade)
- Segundo secretário: Wilde Cambão (PSD)
- Terceiro secretário: Amauri Ribeiro (UB)
- Quarto secretário: Cairo Salim (PSD)
- Quinto secretário: Vivian Naves (Progressistas)
A eleição anterior havia sido antecipada e realizada em maio de 2023, mas a medida foi questionada no STF, que mandou a Alego e outras assembleias estaduais refazerem o processo eleitoral. Neste ano, a eleição do segundo biênio foi refeita seguindo orientação da Procuradoria da Alego.
“Sigo a lei e o que posso fazer é cuidar dos goianos. Informei o governador e ele reconheceu meu trabalho à frente da Assembleia e me disse que era importante eu continuar à frente da presidência da Alego”, comentou. O segundo biênio da atual Legislatura, irá de 1º de fevereiro de 2025 a 1º de fevereiro de 2027.