Anápolis, Aparecida e Goiânia têm prefeitos eleitos neste segundo turno

3 min de leitura

Imagem destacada do post: Anápolis, Aparecida e Goiânia têm prefeitos eleitos neste segundo turno

Após todas as urnas do segundo turno serem apuradas neste domingo (27), este é o resultado das eleições de 2024: Márcio Correa (PL) é eleito em Anápolis, Leandro Vilela (MDP) em Aparecida e Sandro Mabel (União) derrota Fred Rodrigues (PL) em Goiânia.

As eleições em Goiás levaram três cidades ao segundo turno. A polarização entre a esquerda e a direita na cidade de Anápolis foi bastante intensa. A disputa entre o PL e o PT deu a vitória ao direitista Márcio Correa, com 58,56% dos votos válidos, sobre o ex-prefeito Antônio Gomide, que ficou com 41,44% dos votos.

Em Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela iniciou na frente desde o início da contagem dos votos e, com 100% das urnas apuradas, é eleito o novo prefeito da segunda maior cidade de Goiás, com 63,60% dos votos. O deputado federal, professor Alcides, mesmo com a abordagem bolsonarista, conseguiu apenas 36,40% das urnas apuradas, ele perdeu mais de 23 mil votos do primeiro para o segundo turno. A eleição é uma importante estratégia política para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que pretende disputar as eleições para presidente em 2026.

A eleição em Goiânia teve uma virada decisiva, pois Fred Rodrigues venceu o primeiro turno com 31,14% dos votos, enquanto Sandro Mabel teve 27,66%, uma diferença de 24 mil votos. Um fator crucial para que Mabel vencesse a disputa neste domingo foram os apoios dos demais candidatos que concorreram com ele no primeiro turno. Goiânia elegeu Mabel com mais de 330 mil votos. 

Goiânia também é um colégio eleitoral estratégico para a decisão de colocar Ronaldo Caiado na disputa pela presidência daqui a dois anos. A vitória demonstra o favorecimento e a força do governador nas urnas, que foi eleito o melhor governador do Brasil. Ao acompanhar o então candidato Fred Rodrigues na votação, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou desconhecer o que em Goiás se espalhou como “caiadismo”. “Eu desconheço o caiadismo; bolsonarismo é no Brasil todo”, alfinetou Bolsonaro.

Em resposta, Ronaldo Caiado afirmou que as eleições de 2026 seriam tratadas apenas após às 18h deste domingo, com o resultado das eleições municipais. “O principal neste momento é a eleição do Leandro e do Sandro. Eu realmente vou colocar meu nome à disposição no cenário nacional.”