Região da Estrada de Ferro sofre com mais de 130 dias sem chuva e umidade do ar abaixo de 12%


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para todo o estado de Goiás nas próximas horas/dias para a baixa umidade relativa do ar. Segundo o órgão, o nível está em 14% e deve cair ainda mais no decorrer do dia, indo para menos de 12%, quando é considerado "grau de severidade extremo".

Quando a umidade do ar chega a esse nível, aumenta ainda mais o que já estamos sofrendo. "Há grande risco de incêndios florestais e à saúde como doenças pulmonares, dores de cabeça, ardência nos olhos e outros", lembra o comunicado do Inmet. As instruções são: beber bastante líquido e evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.


A temperatura deve continuar alta no final de semana e a nuvem de fumaça que está isolada no céu da região metropolitana também deve permanecer. Nesta sexta-feira (06/09) e sábado (07), feriado de Independência, a máxima será de 37ºC na região e a mínima oscilando em 19ºC e 21ºC. Não há previsão de chuva e a onda de calor continua por pelo menos 10 dias.

Inclusive, não chove a mais de 130 dias nas cidades da região da Estrada de Ferro e na região metropolitana de Goiânia. A expectativa é de melhora no cenário ainda em setembro, com o avanço da frente fria. "Tem uma expectativa de chuva pra setembro, mas ainda é uma expectativa. Para o meio do mês", diz o gerente do Cimehgo, André Amorim.

Foto ²: TNA Drones
Postagem Anterior Próxima Postagem