Chegada da primavera pode marcar a mudança de clima em Goiás com chuvas irregulares


Começou às 9h44 deste domingo (22/09), oficialmente, a primavera. A nova estação chega trazendo o fenômeno La Niña, com seu famoso calor extremo e as chuvas atrasadas que quase sempre castigam por onde passam. O período chuvoso, no entanto, deve ser mais intenso no Norte e Centro-Oeste, mas as chuvas devem ser irregulares nesses primeiros dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a meteorologia, com a mudança do clima de seco para chuvoso, mesmo que irregular, a paisagem amarelada dá lugar ao verde. As árvores começam a florescer no cerrado e as frutíferas começam a produzir, como é o caso do caju, da manga, pequi entre outras. "Vamos passar de uma condição de calor mais extremo e seco para uma condição de temperaturas mais moderada, um calor bem abafado e com umidade alta", analisa o meteorologista, Vinicius Lucyrio.

Retorno das chuvas

Fonte: Cimehgo

A partir da segunda quinzena de outubro, a chuvas devem voltar a acontecer de forma mais regular no país. Mas o retorno deve ser aos poucos ao longo da estação. No primeiro mês da primavera, a chuva deve voltar a ser mais constante pelo sul de Goiás. Já em novembro, deve retornar para o restante do Sudeste e do Centro-oeste, além do Norte do país.

De acordo com o meteorologista, é bem improvável que grandes ondas de calor aconteçam nos meses de novembro e dezembro, como aconteceu em 2023. Os brasileiros se despedem da primavera em 21 de dezembro, quando a estação dará lugar ao verão.

Fonte: Com informações do G1 | Foto: @portalgo020
Postagem Anterior Próxima Postagem