Nuvem de fumaça que encobriu cidades goianas começa a se dissipar a partir de quarta-feira (28)


A nuvem de fumaça que encobriu diversas cidades goianas no último domingo (25/08) começa a se dissipar e deve "sumir" a partir desta quarta-feira (28/08). Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, mesmo após a diminuição da fumaça, a qualidade do ar deve seguir ruim no estado, por causa do tempo seco.

"Ela vai permanecer e na quarta-feira é que nós vamos ter uma diminuição, mas mesmo assim a qualidade do ar ainda fica ruim. Depende demais dos ventos. Não dispersa tão facilmente. Tem que ter uma circulação muito boa para tirar essa fumaça", disse André.

A fumaça, além de diminuir a visão, também pode causar riscos à saúde, conforme explica a médica infectologista Marina Roriz, do Hospital de Doenças Tropicais (HDT). "Essa fumaça tem gás carbônico e fuligens, que são partículas maiores irritantes para a mucosa do nariz e de todo o trato respiratório".

Incêndios

Segundo reportagem do portal Mais Goiás, até o dia 24/08, foram registrados 897 focos de queimadas em Goiás. No mesmo período de 2023, foram 488 focos.

Fonte: Com informações do G1 Goiás | Foto: Divulgação/Drone Mais Goiás

Postagem Anterior Próxima Postagem